segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pássaro Tucano leva cultura às ruas da cidade

Arte, Tradição e Cultura

Junho é um mês peculiar para muitas pessoas. Com a chegada da festa junina ainda é possível sentir o cheiro do patichouli, tomar o famoso banho de cheiro, se envolver e permitir a cultura popular e o folclore da Amazônia aflorar na pele e no saudosismo de quem o sente pela amada Belém.

Embora as manifestações populares paraense não tenham ganhado, nos últimos tempos, a devida atenção que merece, algumas iniciativas partem da população e estão espalhadas pelas ruas. O Pássaro Junino e os Cordões de Pássaros, manifestações populares típicas do Pará, ainda resistem e lutam por espaço ao longo do ano. Na época da festa junia eles ainda conseguem sair às ruas levando a arte, tradição e cultura à população. A partir do dia 6 de junho começam as apresentações do Pássaro Tucano e elas são gratuitas.

O Pássaro Tucano surgiu no bairro da Cremação, em 1927. Após a morte do seu fundador, conhecido como o ‘Seu Cipriano’, saiu do circuito da quadra junina paraense para retornar em 1981. Atualmente é coordenado pela folclorista e radialista Iracema Oliveira, que é a guardiã do pássaro e se dedica à cultura popular paraense por mais de cinqüenta anos.

Iracema Oliveira conta que herdou do pai, o folclorista Francisco Oliveira, o prazer de se envolver com as manifestações populares. Desde criança ela já convivia com os palcos e as tradições juninas. Aos 16 anos, o sonho de ser atriz foi realizado em um concurso para atuar em radionovelas na Marajoara.

Estrela do rádio, teatro, cinema e televisão, Iracema também se tornou uma forte presença no movimento cultural em Belém. Ela coordena o tradicional pássaro junino Tucano, o grupo parafolclórico Frutos do Pará e a pastorinha Filhas de Sion.

Ela é uma verdadeira e ilustre porta-voz do folclore regional. No dia-a-dia Iracema desenvolve o verdadeiro significado de valorização da cultura paraense.

Pássaros Juninos - Os pássaros juninos constituem uma forma de teatro popular presente principalmente nas manifestações das comemorações juninas, tendo como base um musical que rodeia o espetáculo. Criado por artistas populares no séc. XIX, por volta de 1877, coincidindo com a inauguração do teatro Nossa Senhora da Paz, que mais tarde viria a se tornar o Teatro da Paz, essa manifestação cultural é típica do estado do Pará.

A criação do Teatro da Paz na cidade de Belém trouxe diversos espetáculos europeus; o que fez com que Belém entrasse na rota internacional teatral. Na época esses espetáculos não podiam ser vistos por todos: apenas a elite poderia assisti-lo.

Não distantes desses acontecimentos culturais, encontrava-se a classe menos favorecida, que na ânsia por cultura e diversão conseguia maneiras de apreciar os espetáculos no teatro; quase sempre escondidos e em lugares pouco confortáveis para assistir as apresentações.

Com base nas grandes produções que compunham a programação teatral da cidade, começou um novo teatro com grandes espetáculos, voltados às classes que não podiam assistir às apresentações no Teatro da Paz como a elite o fazia. Criavam-se então, as manifestações culturais do povo, e dentre elas estavam o Pássaro Junino e Cordão de Pássaros.

Prestigie a programação do Pássaro Junino Tucano:

06/06 – Domingo

Manhã, na Praça da República (Revoada dos Pássaros)

13/06 – Domingo

Às 10h, no Teatro Waldemar Henrique

19/06 – Sábado

À noite, no Memorial dos Povos (Programação Fumbel)

20/06 – Domingo

Às 18h, no Imperial, no Jurunas

27/06 – Domingo

Às 18h, no Teatro Gasômetro

Às 20h, no Teatro Cláudio Barradas (Programação Secult)

03/07 – Sábado

Encerramento - À noite, na casa de Iracema, na Rua Curuçá, 1109.

Mais informações: http://passarotucano.wordpress.com/

Texto: Cleide Magalhães.


domingo, 30 de maio de 2010

Mostra 10 anos por uma escrita do corpo está no Cláudio Barradas

Arte e Cultura

Eduardo Okamo traz para Belém a mostra “10 anos por uma escrita do corpo”, de 3 a 10 de junho, no Teatro Universitário Cláudio Barradas. Mais informações no Instituto de Artes do Pará (IAP): 4006 2913.

Confira a programação:

03/06 - Palestra-demonstração de processo criativo, às 19h, no IAP;

04 a 06/06- Oficina "Dramaturgia do Corpo", das 14h às 18h, no IAP.
Inscrições: pelo Fone 4006.2913 ou na Gerência de Artes Cênicas do IAP;

07/06 - Lançamento do livro “Hora de Nossa Hora: o menino de rua e o brinquedo circense + 02 apresentações do espetáculo “Agora e na Hora de Nossa Hora, das 19h e 21h, no Teatro Universitário Claudio Barradas;

08/06 – Duas apresentações do espetáculo “Uma Estória Abensonhada", das 19h e 21h, no Teatro Universitário Claudio Barradas;

09/06 - Apresentação do espetáculo “Eldorado”, às 19h, no Teatro Universitário Claudio Barradas;

10/06 - Apresentação do espetáculo “Eldorado”, às 19h, no Teatro Universitário Claudio Barradas.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Aprovação do Ficha Limpa ajuda lavar alma do brasileiro


Política e Cidadania


Finalmente, a tão esperada Reforma Politica começa com recente aprovação do Ficha Limpa, no Senado. Mesmo não valendo ainda para as eleições deste ano, quando esperávamos não ver mais no horário gratuito as caras condenadas pela Justiça, nos anima saber que a partir das próximas eleições não teremos mais que conviver com candidatos ou candidatas que se lançam aos cargos públicos para defender interesses pessoais ou de grupos económicos, a ponto de nem se constragerem com o fato de estarem com problemas, muitas vezes graves, na Justiça. O Brasil agora inicia uma nova etapa e vamos abrir vagas para pessoas de bem, que representem os interesses populares e a vontade de nosso povo.

Perguntas & Respostas

1. Como ficou o projeto?
Proíbe a candidatura de políticos condenados por órgãos colegiados (quando a decisão é tomada por mais de um juiz) e aumenta de três para oito anos a inelegibilidade dos candidatos condenados pela Justiça. Também cria o mecanismo do "efeito suspensivo", pelo qual o político condenado pode recorrer a uma instância superior para se candidatar.

2. Quem julga o "efeito suspensivo"?
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem de decidir de forma prioritária se concede ou não a suspensão da inelegibilidade.

3. Quem pode ser punido com a inelegibilidade?
Atingirá os políticos condenados por crimes considerados graves, com pena de prisão superior a dois anos, e aqueles que renunciarem ao mandato para escapar de processo de cassação.

4. O que vai acontecer?
O projeto segue para sanção presidencial.

5. O presidente Lula tem prazo para assinar a Sanção?
O governo tem 15 dias para sancionar ou não o projeto.

6. O projeto ainda pode ser aplicado este ano? Quem vai barrar os fichas-sujas?
Ainda não há como saber. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essas questões serão previstas quando - e se - a lei for sancionada. Em última instância, quem definirá a constitucionalidade da lei e o momento de sua aplicação será o Supremo Tribunal Federal.

7. Quantos deputados estão à mercê de condenações na Justiça?
Segundo levantamento do site Congresso em Foco, um quarto dos 513 deputados tem pendências judiciais no STF. (Estado)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Manu Chao faz show em Belém

Depois de passar por São Paulo e Brasília chega a Belém, no dia 30 de maio, a partir das 21h, o show “La Ventura”, com Manu Chao, no African Bar. A abertura contará com a participação de artistas locais como Pinduca, Juca Culatra (participação de Felipe Cordeiro), Coletivo Rádio Cipó (participação de mestre Laurentino e dona Onete) e DJ Patricktor4.

Manu Chao nasceu em Paris, na França, em 21 de junho de 1961, filho de pai galego e mãe basca. Como ele mesmo diz, se na sua casa tivesse uma bola poderia ser jogador de futebol, mas no seu lugar tinha uma guitarra, e o lar era frequentado por compositores, intelectuais, cantores, pintores.

Na adolescência, atravessava o canal para mergulhar na cena punk londrina. As múltiplas influências culturais moldaram o trabalho do artista desde cedo.

A mistura no trabalho de Manu Chao resultou no trabalho do grupo Mano Negra (nome emprestado de uma organização anarquista espanhola), fundado pelo artista com um primo. O sucesso do primeiro single do grupo, o independente "Mala Vida", rendeu imediatamente um contrato com a Virgin Records.

Mas a anarquia professada pelo grupo, operando sem manager, aliada à ousada mistura em seu trabalho, não possibilitaram o sucesso internacional - eles tentaram (e não conseguiram) 'acontecer ' nos Estados Unidos no início dos anos 90.

Continuando uma trajetória incomum, em 92 o Mano Negra excursionou pela América Latina num barco, acompanhado por atores e artistas de circo. Em 95, Chao mudou a base de operações do grupo para a Espanha, onde também formou o Radio Bemba Sound System. Com integrantes do Mano Negra e de fora, o Radio acabou gerando atritos que resultaram no fim do primeiro grupo.

Manu Chao voltou para a América Latina, compondo e cantando aqui e ali. O resultado deste período foi o álbum "Clandestino" (1998). O CD sem nenhum tipo de promoção vendeu mais de dois milhões de cópias. Em 2001, Chao lançou "Próxima Estación Esperanza", depois “Radio Bemba Sound System”

Já independente lançou em 2004 um livro, resultado de poemas feitos na adolescência com ilustrações de Wozniak, que acabou musicando e virando CD músicas líricas e de língua francesa, vendido inicialmente em bancas de jornal e depois indo para as lojas.

Lançado na Europa em setembro de 2007, “La Radiolina” é o primeiro álbum de Manu Chao depois de cinco anos sem gravar. Nele, há variedade de estilos musicais como reggae, hip hop, música caribenha, flamenco e bolero, além da influência roqueira da banda The Clash, que está presente em seus trabalhos desde o tempo em que liderava o grupo Mano Negra, sua antiga banda. Manu Chao canta em inglês, francês e espanhol e é referência da cultura latino-americana pela forma como eleva musicalmente as frustrações e aspirações populares.

No decorrer de suas caminhadas Manu estreitou uma forte relação afetiva com o Brasil; conhece bem o Ceará, desde o sertão onde se aproximou de muitos repentistas e amigos que também inclui o litoral (Peroba, Redonda) e Fortaleza onde costuma passar temporadas, no Rio de Janeiro se sente em casa na Lapa e em Santa Tereza onde já morou, também já passou.

Serviço - Show La Ventura, com Manu Chao, no African Bar. A abertura contará com a participação de Pinduca, Juca Culatra (participação de Felipe Cordeiro), Coletivo Rádio Cipó (participação de Mestre Laurentino e Dona Onete) e DJ Patricktor4. Ingressos na Ná Figueredo, Chilli Beans (Pátio Belém, Boulevard Shopping e Castanheira). Mais informações: 91 - 9198 7747 .

sábado, 15 de maio de 2010

Bettina Ferro realiza Mutirão da Catarata

Saúde

Quem sentir dificuldade para enxergar com nitidez e vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos pode procurar o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), para participar da triagem de catarata, no dia 22 de maio, das 7h às 10h. Esse será o primeiro passo do Mutirão da Catarata, que será seguido pelas fases pré e pós-operatórias. O objetivo é atender 600 pessoas acima de 60 anos de idade e que nunca operaram da doença.

A ação faz parte da comemoração em homenagem ao Dia do Oftalmologista, ocorrido em 7 de maio. Para participar, basta levar no dia da ação os documentos originais de registro geral, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), mas caso não tenha este último não há problema.

O coordenador do Mutirão da Catarata, Frederico Lobato, que é médico cirurgião e clínico do hospital, esclarece que a triagem selecionará somente as pessoas que têm catarata e não envolverá prescrição de óculos ou diagnóstico e tratamento de outras doenças oculares. “As pessoas que passarem pela triagem e tiveram catarata serão encaminhadas para o processo pré-operatório, seguido da cirurgia e fase pós-operatória. Para isso, o Hospital Bettina possui equipe multiprofissional experiente e métodos modernos como a utilização do aparelho de facoemulsificação”, garante o médico.

O único tratamento para catarata é o cirúrgico. A cirurgia é segura, rápida e feita sob anestesia local - é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida. Os resultados são animadores e a recuperação, rápida. No Bettina os procedimentos acontecem sempre no ambulatório e não requerem internação dos pacientes, que ficam em observação no Hospital Dia, dentro do próprio Hospital Bettina, e voltam para casa algum tempo depois da cirurgia. Um pouco mais tarde, eles retornam para acompanhamento médico.

Catarata - A catarata é confundida por muitas pessoas com o pterígio, conhecido popularmente como "carne crescida". Mas a catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem). No início da lesão, a pessoa vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos. Com a evolução do quadro, porém, passa a enxergar apenas vultos, o que compromete a visão. “A catarata é inevitável, pois é um processo natural de envelhecimento. Algumas doenças oculares aceleram a progressão da catarata e esta pode deixar a visão tão embaçada que pode causar a cegueira funcional. Por isso, é importante a pessoa fazer consulta com especialista pelo menos uma vez ao ano”, alerta Frederico.

Serviço - Triagem de catarata no Hospital Bettina, voltado às pessoas que tenham acima de 60 anos e que nunca tiveram a doença. Dia 22 de maio, das 7h às 10h. Para participar, basta levar os documentos originais de registro geral, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), mas caso não tenha este último não há problema. O Bettina fica no Campus IV da UFPA. Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá (com acesso pela Avenida Perimetral, na Terra Firme).

Texto: Cleide Magalhães.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Programa Jogo Aberto estreia radionovela "A Roda do Poder"


Mídia e Política

Está imperdível o programa "Jogo Aberto" deste sábado, 15 de maio, pela Rádio Tabajara FM 106.1, das 14h às 16h. É a estreia da radionovela "A Roda do Poder", uma história surreal sobre política, ambição e poder. Tudo acontece na cidade fictícia de Blémblém, capital do estado de Pangará.

No primeiro capítulo, com oito minutos de duração, intitulado "O Reencontro", a governadora de Pangará, Juliana Túlia, corre desesperada ao condomínio luxuoso de
Narder Carvalho, tentando reatar a aliança em busca de sua reeleição.

Ela é recebida por um Narder inflexível, frio e ameaçador, que fala em lançar candidatura própria ao governo de seu partido, o PMDBeatles. Com atores locais, trilhas e efeitos, "A Roda do Poder" se inspira no ditado popular que diz: "dá o poder a uma pessoa e verás quem ela é".

O jornalista e apresentador do programa conta que "a rádio espera que o trabalho possa contribuir para aprimorar a consciência crítica e política de seus ouvintes e internautas".

Antes de exibir a radionovela, o programa apresenta uma entrevista do ex-governador Almir Gabriel, que faz críticas pesadas ao seu partido, o PSDB, e ao ex-afilhado político, Simão Jatene. Sobram também ataques pesados à empresa Vale do Rio Doce. Almir aborda ainda as alianças políticas.

As caixas explosivas, com relatórios da Auditoria Geral do Estado (AGE) e sua divulgação pela imprensa é outro assunto do programa.

Com produção e apresentação do jornalista Carlos Mendes e participação do jornalista Francisco Sidou, "Jogo Aberto" pode ser sintonizado também pela Internet no endereço www.radiotabajara.com.br